Publicado em 7 comentários

Fragrâncias – alguns acordes básicos – parte 1 – Creed e Grojsman

image_pdfGerar PDF

Apresento aqui alguns acordes básicos e muito utilizados em fragrâncias de perfumes. Provavelmente você os reconhecerá de alguns perfumes famosos atualmente.

Vou começar com os acordes Creed e Grojsman, que são acordes poderosos e utilizam poucos químicos aromáticos em sua composição.

As formulações são simples, apresentam as melhores proporções a que cheguei, mas você pode alterá-las de acordo com o seu nariz, o que eu recomendo a fim de aprendizado.

Você deve utilizá-los como a estrutura de uma criação – onde estes acordes representarão grande parte da composição, e suas características principais serão mantidas – utilizando outros produtos como óleos essenciais, outras bases ou acordes, químicos aromáticos, etc, afim de criar um produto novo.

Tenha os frasco com os acordes prontos para teste, são acordes fáceis de se trabalhar e que facilmente produzem resultados aceitáveis.

Creed Accord

Este tipo de acorde é comum em fragrâncias tipo Cool Water. Fiz experimentos com Melonal, Calone, Iso e Super, Galaxolide e alguns acordes “frutados” que tenho, e o resultado é sempre muito bom.

As principais notas olfativas deste acorde são dados pelos químicos aromáticos Dihidromircenol, Glicolato de Alil Amila e Ambroxan, e perceba que estes são, simultaneamente, as notas de topo, média e base: realmente é um acorde muito simples, e surpreende pelo poder que possui.

O Cedramber e o Etil Maltol adicionei para melhorar o resultado final, mas sem eles o acorde continua poderoso. Você pode ignorá-los.

ACORDE CREED
Produto Partes %
TOTAL: 46 99,99
Dihydromyrcenol 20 43,47
Glicolato de Alil Amila 10 21,74
Ambroxan (ou Ambrox DL, ou Ambrox) 10 21,74
Cedramber 5 10,87
Etil Maltol 10% 1 2,17

Grojsman Accord

Este acorde leva o nome de sua criadora, Sophia Grojsman. Soma cerca de 80% da fragrância Trésor (Lancôme). Sophia Grojsman é também a autora da fragrância Eternity for Her. É difícil encontrar a proporção adequada de Iso E Super, e também do Hedione, são produtos que sempre queremos acrescentar mais. Talvez você queira um pouco de Ambroxan, ou talvez deseje uma quantidade diferente de Alfa Isometil Ionona: experimente!

ACORDE GROJSMAN
Produto Partes %
TOTAL: 4 100
Galaxolide 1 25
Iso E Super 1 25
Hedione 1 25
Alfa Isometil Ionona ou Isoraldeina 70 1 25

Por enquanto é só, em breve publico mais 2 acordes.

7 comentários sobre “Fragrâncias – alguns acordes básicos – parte 1 – Creed e Grojsman

  1. boa noite..gostaria de criar uma fragrancia que se tornasse popular…eu ja fiz varios de essencias liquidas,mas gostaria de experimentar essas aqui do perfumistico..alem das essencias vcs recomendam tb oleos essencias na mistura ou nao é necessario

    1. Olá Isaias, as fórmulas que publico aqui são focadas em aprendizado, servem mais como exemplo de como se constrói uma fragrância, o que não significa que não possam ser usadas e talvez até fizessem sucesso. Experimente e veja o que acha. Estas duas fórmulas que apresento acima são acordes fundamentais, e não um fragrância pronta: servem para você ter um norte de como trabalhar.
      Sobre naturais (óleos essenciais, por exemplo), não é necessário o uso, muitas fórmulas de sucesso não os utilizam; Mas saiba que naturais apresentam um complexidade e beleza estética prontamente aceitas pelo nariz – veja os odores de flores, por exemplo – que deve ser buscada pelo perfumista, com uso de naturais e sintéticos.

      Abraço,
      Márcio Leandro

  2. Muito bom a sua iniciativa de fragrâncias que são a base de muitos perfumes. É um poderosa nota a de s grojman… com uma pancada de metionona…..E gera combinações com heliotrpina vetiver etc
    Sou perfumista profissional.

  3. Olá, tudo bem.

    Tenho uma duvida bem primária, será que poderia me ajudar?

    Eu não entendo estas medidas para compor o acord, por exemplo 10 partes, o que seriam 10 partes de Iso e Super ?

    Obrigado.

    1. Olá André, partes refere-se à proporção em massa de cada produto na fórmula. É o “multiplicador comum”.
      Por exemplo, se vc considerar cada parte como sendo 2 gramas, 10 partes do produdo X seriam 20 gramas, 7 partes do produto Y seriam 14 gramas, etc. Basta multiplicar o valor que você definir como unidade pela quantidade de “partes” que aparece na fórmula.

  4. Que blog fantástico! Pq não descobri isso antes??

    1. Obrigado, João Paulo, que bom que gostou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *